maos-EcoAldeia

Comprometidos com um planeta perpétuo

10 de Janeiro, 2021 Por EcoAldeia 0

Montanhas. Florestas. Oceanos. São estes sistemas fundamentais da Terra que dão resposta a algumas das necessidades mais básicas para a vida no nosso Planeta: água, oxigénio, um clima estável. Mas estes sistemas enfrentam um risco cada vez maior devido a desafios ambientais mundiais, como as mudanças climáticas.

Por este motivo, a National Geographic e a Rolex estabeleceram uma parceria para apoiar a investigação científica, as expedições e soluções pioneiras, com vista a aumentar a nossa compreensão das ameaças que os sistemas de apoio à vida no Planeta enfrentam e para promover ações para enfrentá-las.

A primeira fase desta parceria Perpetual Planet dedica-se aos sistemas montanhosos e ao papel que desempenham no fornecimento de recursos hídricos a cerca de dois mil milhões de pessoas. Saiba mais sobre estas torres de água e a nossa inovadora expedição ao Monte Evereste (conhecido localmente como Sagarmatha ou Chomolungma) abaixo.

INVESTIGAÇÃO MAIS RECENTE
Cientistas de todo o mundo colaboraram em novas investigações que demonstraram que os sistemas de água da montanha com origem em glaciares existentes em todo o mundo estão em risco, em muitos casos de forma crítica, devido a crescentes pressões ambientais. Através da identificação das torres de água mais confiáveis e das mais vulneráveis, o objetivo desta investigação é ajudar a dar prioridade à proteção destes sistemas cruciais.

Leia o estudo completo aqui

Fonte: natgeo.pt