MapaAroucaGeopark-EcoAldeia

Arouca Geopark

5 de Janeiro, 2021 Por EcoAldeia 0

Endereçamos aqui um fraterno convite!

Venham conhecer o Arouca Geopark e todos os seus encantos.

Acedam ao mapa interativo para começarem a escolher os sítios que querem visitar.

O Arouca Geoparque Mundial da UNESCO integra, a partir de hoje, o Top 100 dos Destinos Mundiais Sustentáveis de 2020, pelo esforço na implementação de boas práticas, focadas na qualidade e eficácia, com vista à sustentabilidade deste destino.

Este reconhecimento resulta de uma candidatura da AGA – Associação Geoparque Arouca, enquanto entidade gestora do Arouca Geopark, ao programa de Formação Prémios e Certificação da Green Destination. A candidatura «Rota dos Geossítios & Passadiços do Paiva do Arouca Geopark» focou-se na preservação, valorização e interpretação do património natural e cultural, com enfoque para as ações de gestão ativa, que têm sido implementadas neste território, como: a monitorização e conservação do património; a educação para a sustentabilidade; a estruturação da oferta turística e a valorização dos recursos e infraestruturas.

Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da Direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém, «esta distinção é motivo de orgulho e responsabilidade. É um selo de qualidade que vem reconhecer o trabalho diário que tem sido realizado por uma equipa multidisciplinar, no sentido de tornar Arouca num destino mais sustentável, responsável e atrativo. Reforça, ainda, o posicionamento do Arouca Geopark como um exemplo de boas práticas no que toca à sustentabilidade e às experiências de natureza».

Além de Arouca, existem mais 10 territórios portugueses que integram a lista dos 100 principais Destinos Mundiais Sustentáveis 2020. Conheça todos os destinos aqui.

O concurso Top 100 Sustentável, que já vai na sua sexta edição, pretende partilhar as boas práticas de gestão de destinos e histórias de sucesso, reconhecendo o trabalho desenvolvido, no sentido de tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, responsáveis e mais atrativos do ponto de vista da experiência do visitante. As nomeações foram avaliadas pela Equipa Top 100 Sustentável, especialistas nacionais e parceiros dos Destinos Verdes, coordenados por Destinos Ecológicos.

Fonte: AroucaGeopark